Tratar a Acne começa por conhecer bem a nossa pele

O que é a Acne e que tipos existem

A acne é causada por uma acumulação de células mortas, bactérias e sebo que bloqueiam os folículos pilosos da pele, dando origem a marcas e imperfeições estéticas com gravidade e intensidade variáveis.

Para tratar a acne de forma eficaz, é indispensável a utilização de cuidados específicos capazes de regular o sebo, diminuindo a capacidade deste interagir com bactérias e hormonas existentes na pele.

Existem diversos tipos de acne, normalmente denominados por graus. Desde o grau I, onde apenas existem pontos brancos sem inflamação, passando pelo grau II, ou retencional, com pequenas lesões inflamatórias (espinhas), grau III, ou inflamatório, com lesões profundas (cistos), até ao grau IV, com grandes lesões císticas desfigurantes.

Porque é que a acne aparece sobretudo na adolescência?

A adolescência é marcada por uma atividade acima do comum das glândulas sebáceas, bem como das hormonas sexuais, promovidas pelo stress característico desta época da vida.

Qual é o tratamento para a Acne?

É possível tratar a Acne com um regime especifico de cuidado da pele, adequado ao grau da acne. Este passa por limpar a pele com produtos específico para pele oleosa, ter um cuidado hidratante diário e proteger a pele do sol. É crucial para o sucesso do tratamento não rebentar as borbulhas, pústulas ou cistos.

Dependendo da gravidade da acne, pode ser aconselhado o uso de medicação prescrita por um médico dermatologista. No entanto, os casos mais normais de acne, de grau I, são geralmente tratados com substâncias de uso tópico, que têm por base o ácido salicílico, zinco, tretinoína e os seus derivados.

Não parece assim tão complicado acabar com a acne!

 

Fontes:

https://www.laroche-posay.pt/artigo/pele-oleosa/a4518.aspx

https://www.tuasaude.com/tipos-de-acne/

https://www.atlasdasaude.pt/acne

Deixe um comentario sobre este Artigo!

Partilhar: